segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O Deus da nossa fé

Tema - "O DEUS DA NOSSA FÉ" - Texto: ISAÍAS 38. 01-06.

O Texto que acabamos de ler, nos fala de duas crises tremendas que assolaram o Rei Ezequias, dois problemas que reinavam no reino seu reino: O primeiro – uma doença mortal que chegou e roubou todos os sonhos e perspectivas. A segunda – uma crise política. Os assírios queriam conquistar o seu reino.
Para agravar mais ainda a situação; o Senhor manda o profeta Isaías ir até o rei e relatar que ele deveria por em ordem a sua casa, pois iria morrer.
Duas crises tremendas: Uma doença mortal que tira toda sua alegria e uma crise política que assola sua nação.
Na verdade quando olhamos os relatos Bíblicos; é extremamente gratificante observarmos, que os muitos problemas que sucatiavam os grandes heróis da fé, são muitos semelhantes a aqueles que tentam hoje roubar a nossa alegria.
Os nossos problemas, apesar de vivermos numa sociedade tão diferente e distante daquela época, são muitas vezes, semelhantes a aqueles que um dia empunharam o estandarte da fé e viveram para a glória de Deus. E são essas semelhanças, esses exemplos, que nos ensinam como o nosso Deus é tremendo e se preocupa de forma individual conosco. Os heróis do passado eram homens e mulheres comuns, mas que aprenderam a confiar completamente em Deus, e isso, fez toda a diferença em suas vidas.
O texto de Isaias nos relata que quando Ezequias recebeu a notícia que deveria por em ordem a sua casa, porque ele iria morrer. Seu coração explodiu de tristeza, a ponto de virar seu rosto para a parede e seus olhos romperam em lágrimas. Mas ele se voltou para aquele que era o único que poderia entender o que se passava em seu coração. Ele se voltou para o único que poderia agir poderosamente em sua vida e mudar aquela trágica situação: O Senhor! Se não vejamos os versículos 2 e 3: “Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor. E disse: Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo”.
Ele se rasgou na presença de Deus. Ele trouxe a sua memória, a lembrança dos grandes feitos de Deus em sua vida e da sua eterna fidelidade para com Ele.
Então a resposta do Senhor, veio mais que depressa. O Senhor diz a Isaías nos versículos 5 e 6. “Vai e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos”.
Meus amados, verdadeiramente este é o Deus da nossa fé. É o Deus que podemos confiar e depositar toda a nossa vida em suas mãos!
É o Deus que nos conhece e se compadece de nós, se preocupa conosco! É o Deus que possui um amor verdadeiro, incondicional e unilateral. Ele nos ama independente da resposta de nosso amor. É o Deus que não pesa o nosso coração. Ele nos ama, apesar da nossa limitação e da nossa resposta ao seu amor.
E olhando para este texto, podemos aprender 03 verdades soberanas e capitais. Verdades que garantem a nossa fé.
EM PRIMEIRO LUGAR, PODEMOS APRENDER QUE O DEUS DA NOSSA FÉ, É O DEUS QUE OUVE AS NOSSAS ORAÇÕES. V. 5 “...OUVIA TUA ORAÇÃO”.
Não é um Deus imaginário, impessoal e que longe esta de nós. Não é um Deus presente-ausente, como dizem os Deístas, que criou sim; todas as coisas, mais que se esqueceu da sua criação, que abandonou a sua criação. Absolutamente não! O nosso Deus ouve as nossas orações. Nossas suplicas não caem no vazio, porque o Senhor as ouve e nos responde. Ele nos ama intensamente. Seus propósitos são santos e verdadeiros.
No livro dos Provérbios 15. 29 podemos observar: “O SENHOR está longe dos perversos, mas atende à oração dos justos”. Também encontramos no capítulo 15. 8 que “O sacrifício dos perversos é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento”.
A agenda do Senhor nunca esta acabada, quando diz respeito a mim e a você. Ele sempre esta pronto para nos ouvir, para escutar nossas orações, ouvir o clamar de nossa alma.
Talvez você esteja constantemente se colocando na presença de Deus em oração, em função de um grande problema que você esteja enfrentando. Talvez você esteja buscando uma resposta, uma solução para algo que tem afligido o seu coração. As vezes, parece que Deus se esqueceu de você, não esta te ouvindo. Não perca a sua esperança. Confie em Deus! Confie em suas promessas! Quando estamos no centro da vontade de Deus, nos encontramos no lugar mais segura para se viver. Por isso, não se desespere, confie no Senhor, Ele esta reservando o melhor para você, não perca sua esperança.
No livro do profeta Jeremias, capítulo 29, versículo 11 o Senhor nos diz: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte”;
Que promessa singela, que palavra maravilhosa! Todos aqueles que buscam a Deus com pureza de coração, em espírito e em verdade, podem confiar e descansar total e plenamente no Senhor!
Portanto, irmãos, o Deus da nossa fé é o Deus que houve a sempre as nossas orações! Mas o nosso Deus, não somente ouve as nossas orações, mas também vê as nossas lagrimas. O versículo 5 no diz: “...Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas;...”.
EM SEGUNDO LUGAR, PODEMOS APRENDER QUE O DEUS DA NOSSA FÉ, É O DEUS QUE SE SENSIBILIZA COM A NOSSA DOR.
O salmista no salmo 56 .8 demonstra muito bem o cuidado e a sensibilidade de Deus por nós: “Contaste os meus passos quando sofri perseguição; recolhestes as minhas lágrimas no teu Odre.”
O Deus da nossa fé não só vê, mas também recolhe e enxuga todas as nossas lágrimas.
Os gregos diziam que Deus não pode sofre, pois o sofrimento é sinal de fraqueza. Contudo, o nosso Deus é o único Deus Todo-Poderoso, Majestoso, Infinito, Imenso, Eterno, Imutável, Auto-existente e Auto-suficiente, sem deixar de se importar conosco. Deus sofre por nós. Ele se compadece de nós.
Na Carta de Paulo aos Romanos 8. 26, o apostolo diz que “o Espírito Santo intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.” Ele se importa com os nossos sofrimentos, com a nossa dor e angústia mais íntima.
O Deus da nossa fé é um Deus de muita sensibilidade. Ele nos ama profundamente e sofre, quando também sofremos.
EM TERCEIRO LUGAR, PODEMOS APRENDER QUE O DEUS DA NOSSA FÉ, EM TODAS ÀS CIRCUNSTANCIAS TOMA A NOSSA DEFESA. (V. 6)
Os problemas e as circunstancias adversas da vida, podem tentar nos fazer desistir de seguir em frente, mas em nossa defesa em toda e qualquer circunstância, esta o Senhor.
No livro de Josué 1. 9, nós encontramos uma palavra muito pertinente para os nossos dias. Dias em que muitos se sentem, muitas vezes, desanimados, esgotados, afligidos. Dias em que muitos não sabem o que fazer, para onde ir e qual o caminho a seguir diante dos aleivosos perigos da vida: “Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.
O apostolo Paulo, nos faz a clássica pergunta em Romanos. 8. 31: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” E nos faz a mais linda afirmação de toda Bíblia: “Tudo posso naquele que me fortalece!.”
Meus queridos irmãos e irmãs, a verdade é que quando nós olhamos para a história, é impossível deixar de ver a mão poderosa de Deus regendo as circunstancia, para revelar os seus propósitos. Um forte exemplo disso aconteceu na Inglaterra do século XVIII: Estava tudo num caos. Davi Hume, John Locke e Voltaire era os homens lidos da época. O país naufragava em uma total perdição. A sabedoria humana sem Deus estava levando o país ao caos. Mas Deus levantou, homens como John Wesley e George Whitefield, homens comprometidos com a verdade, levantaram-se com a Bíblia, na unção do Espírito Santo e o país foi salvo. Isso nos mostra, que Deus esta no controle de todas as coisas. Nada pega o Senhor de surpresa. Aquele que ama você, tem o poder de fechar e abrir as portas do universo. Portanto, se o Senhor está conosco, independente das circunstancias, sairemos vitoriosos e a vontade de Deus, em nossa vida, será cumprida!
AGORA... Se o Rei e Senhor absoluto do universo está do nosso lado, se ele nos amou, nos escolheu, nos chamou, nos justificou e já nos decretou a nossa glorificação, então somos vitoriosos e invencíveis. Ainda que o inferno inteiro se levante contra nós, haveremos de triunfar.
Você e Deus são maioria absoluta. Você está do lado do Deus onipotente. O seu Deus é maior do que seu inimigo. O seu Deus é maior do que todas as provações. Os seus problemas e os seus inimigos estão debaixo dos pés do Senhor. O mundo, a carne e o diabo podem continuar alistando-se contra nós, porém nunca nos poderão vencer se Deus é por nós!
Como Deus é por nós; todos os nossos inimigos nada significam, pois quem pode lutar contra Deus e prevalecer? Quem pode frustrar os desígnios de Deus?
Que o Senhor nos abençoe e que possamos confiar plenamente na sua Palavra e provisão. Porque ele ouve nossas orações, vê nossas lágrimas e em toda e qualquer circunstância, sai em nossa defesa.
Soli Deo Gloria!

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros

Plano Missionário Cooperativo da Igreja Presbiteriana do Brasil

Presbitério de Nilópolis
Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  ©IPCM - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo