terça-feira, 31 de março de 2009

A segurança que temos em Cristo - Rm 8.31-39

Este texto nos mostra que não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo, pois compartilhamos da retidão de Deus, e a Lei não pode nos condenar. Não há nenhuma obrigação, pois temos o Espírito de Deus que nos capacita a vencer a carne e a viver para Deus. Não há frustração alguma, pois compartilhamos da glória de Deus, a bendita esperança da volta de Cristo. Não há qualquer separação, pois experimentamos o amor de Deus. “Quem nos separará do amor de Cristo?” (Rm 8.35).
A ênfase deste texto é sobre a segurança do cristão. Não precisamos temer o passado, o presente ou o futuro, pois estamos seguros no amor de Cristo. Paulo oferece cinco argumentos para provar que o cristão não pode ser separado do seu Senhor.
Primeiro, Deus é por nós (v.31) – O Pai é por nós e provou esse fato entregando seu Filho (Rm 8.32). O Filho é por nós (Rm 8.34) e o Espírito Santo também (Rm 8.26). Deus faz todas as coisas cooperarem para o nosso bem (Rm 8.28). Deus é por nós em sua Pessoa e me sua providência. Por vezes, lamentamos como Jacó: “Todas estas coisas me sobrevêm” (Gn 42.36), quando, na verdade, tudo está trabalhando em nosso favor. A conclusão é óbvia: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. Portanto o Cristão precisa começar cada dia na certeza de que Deus é por ele. Não há nada a temer, pois o Pai amoroso deseja apenas o que é melhor para seus filhos, mesmo quando precisamos passar por provações para receber o que ele tem de melhor a oferecer.
Segundo, Cristo morreu por nós (v.32) – Se Deus cuida dos pássaros e das ovelhas, e até mesmo dos lírios, certamente cuidará de nós! Deus se relaciona com seus filhos com base na graça do Calvário, com base no sacrifício expiatório de Cristo, não com base na Lei. Deus concede todas as coisas em abundancia aos que lhe pertencem!
Terceiro, Deus nos justifica (v.33) – Isso significa que nos declarou justos em Cristo. Satanás deseja nos acusar (Zc 3.1-7; Ap 12.10), mas, em Cristo Jesus, somos justificados diante de Deus. Somos os eleitos de Deus – escolhidos em Cristo e aceitos em Cristo. Quando Deus declara que o pecador que crê foi justificado em Cristo, trata-se de uma declaração inalterável. Uma vez justificados por Cristo, estamos para sempre seguros nele.
Quarto, Cristo intercede por nós (v.34) – A segurança do que crê em Cristo se deve a uma intercessão dupla: o Espírito Santo intercede (Rm 8.26,27) e o Filho de Deus intercede (Rm 8.34). O mesmo Salvador que morreu por nós intercede por nós no céu. Como nosso Sumo Sacerdote, pode nos dar a graça de que precisamos para vencer a tentação e derrotar o inimigo (Hb 4.14-16). Como nosso advogado pode perdoar nossos pecados e restaurar nossa comunhão com Deus (1Jo 1.9 – 2.2). Essa intercessão significa que Jesus nos representa diante do trono de Deus e que não precisamos nos defender.
Quinto, Cristo nos ama (v.35-39) – Paulo prova que Deus não falha conosco; mas será que podemos falhar com ele? E se vacilarmos em meio a alguma grande provação ou tentação? O que será de nós? Paulo trata desse problema e explica que nada nos separará do amor de Jesus.
Deus não nos isenta das dificuldades da vida, porque precisamos delas para nosso crescimento espiritual (Rm 5.3-5). Em Romanos 8.35, Deus garante que as dificuldades da vida trabalham a nosso favor, não contra nós. Deus permite que venham as provações, a fim de usá-las para o nosso bem e para a sua glória. Uma vez que suportamos as provações por amor a Ele (Rm 8.36), Ele não nos abandona. Quando passamos pelas dificuldades da vida, o Senhor está mais próximo de nós.
Não precisamos temer a vida nem a morte, nem as coisas do presente, tampouco as do futuro, pois Jesus Cristo nos ama e deseja nos dar a vitória. Não se trata de uma promessa condicional: “Se fizermos isso, Deus fará aquilo”. Essa garantia em Cristo é um fato comprovado, e nos apropriamos dele porque estamos em Cristo. Ele nos amou primeiro. Nada pode nos separar de seu amor! Podemos crer nesta verdade e nos regozijar!

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros

Plano Missionário Cooperativo da Igreja Presbiteriana do Brasil

Presbitério de Nilópolis
Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  ©IPCM - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo