sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Presbitério de Nilópolis comemora o sesquicentanário da IPB

Com a Terceira Igreja Presbiteriana de Nilópolis, lotada por fiéis, além da executiva do Presbitério de Nilópolis, os presbiterianos comemoraram, nesta quinta-feira (13), os 150 anos da chegada da instituição ao Brasil com a realização de um ato cívico-religioso que contou com a presença do Deputado Federal Simão Sessim, do Prefeito de Nilópolis Sérgio Sessim, do Prefeito anterior da cidade de Nilópolis Farid Abraão e outras autoridades, reunindo ainda representantes de todo Presbitério de Nilópolis e representantes do Sínodo Oeste Fluminense, na pessoa de seu presidente, Rev. André Luiz Ramos, mais integrantes de várias outras congregações evangélicas e religiosa.
O evento marcou a chegada ao Brasil do Reverendo Ashbel Green Simonton, missionário enviado pela Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, em 1859.
O Pregador da noite foi o Rev. Dr. Osni Ferreira, pastor da Igreja Presbiteriana Central de Londrina.
O Rev. Dr. Osni é Chanceler da UniFil, professor de Teologia Urbana; Diretor do Centro Brasileiro de Plantação de Igrejas, afiliado à Redeemer Presbyterian Church em New York; fundador e atualmente vice-presidente do Ministério Evangélico Pró-Vida (MEPROVI); vice-presidente do Presbitério de Londrina e presidente do Plano Missionário Corporativo (PMC) eleito pelo Supremo Concílio da IPB.
A Igreja Presbiteriana do Brasil possui aproximadamente 900 mil membros, 5 mil pastores e 4 mil igrejas espalhadas por todo o território nacional. Entre 2003 e 2009, o número de membros da Igreja cresceu 56%. A instituição possui 300 estabelecimentos educacionais em 21 estados brasileiros, com 100 mil alunos matriculados, hospitais, orfanatos e um serviço de assistência aos indígenas, a Missão Evangélica Caiuá, em Mato Grosso.
Prefeito - Em seu discurso durante o culto, o prefeito de Nilópolis, Sérgio Sessim, ressaltou a importância histórica da Igreja Presbiteriana, onde relembrou os fatos históricos que marcaram a chegada do missionário americano Ashbel Green Simonton, ao Brasil em 12 de agosto de 1859.
– Queridos, dos grandes benefícios e legados deixados por Simonton, pela Igreja Presbiteriana do Brasil, - quero fazer registrar - foi a ética e a educação. Como podemos observar na fundação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Onde, pela primeira vez, dentro do Império, filhos de escravos livres e homens livres, viviam de fato à liberdade tão sonhada. Estavam juntos em uma mesma sala de aula, sentados juntos em uma mesma carteira de escola, tinham a mesma educação e ambos se respeitavam.
Nilópolis tem orgulho da Igreja Presbiteriana do Brasil. Pois, em nosso município, temos a primeira igreja protestante, na Rua Professor Alfredo Filgueiras, 149: A Primeira Igreja Presbiteriana de Nilópolis, com quase um século de história. Temos como autor do hino da cidade, o rev. Cláudio Aragão da Guia, pastor presbiteriano. – relembrou Sérgio Sessim.
Deputado – A Igreja Presbiteriana, revela em nós brasileiros, o orgulho de saber que se baseia na ética e na moral. Essa é a igreja baseada nos princípios de João Calvino. E o calvinismo, não é nada diferente do que devemos pregar neste país: a ética e a moral. Essa é a igreja que trouxe para nós brasileiros a educação, o ensino, do infantil à universidade [...]. Essa igreja nos deixa perplexos pela forma que mantêm, numa coerência, sem partir para lances que possam modificar os seus princípios básicos. Essa igreja dá exemplo de cultura: foi essa igreja que deu condições ao Prefeito Sérgio Sessim de ser Engenheiro. Porque foi essa igreja que trouxe o primeiro curso de engenharia para o Brasil.
[...] Nós sabemos, que nós políticos, que é de Deus que recebemos a missão para cumprir. Ninguém é Vereador, Prefeito, Deputado, Presidente da República, sem que Deus o coloque como missionário dEle na defesa do seu povo tão carente. – Declarou o Deputado Simão Sessim. Na celebração, o Bacharel Wagnar Moreira Ficha foi licenciado ao Sagrado Ministério da Palavra.
Depois do discurso do Deputado, o Rev. André Luiz Ramos (Presidente do Sínodo Oeste Fluminense), agradeceu a Deus pela Igreja Presbiteriana do Brasil e o Rev. Osni Ferreira despediu o povo com a Bênção do Senhor.
Ricardo Luiz de Moraes

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros

Plano Missionário Cooperativo da Igreja Presbiteriana do Brasil

Presbitério de Nilópolis
Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  ©IPCM - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo